Saiba mais sobre a nova empresa do Sistema Unimed

Em outubro, durante a Convenção Nacional Unimed, maior evento do calendário anual do Sistema Unimed, a Unimed Participações e a Blue Health anunciaram uma parceria para a criação da nova empresa do Sistema Unimed: a UniBlue. O anúncio teve destaque na imprensa nacional de negócios e movimentou o mercado, ao longo do mês de outubro. 

Confira, nesta edição do ParticipAção, uma entrevista com o presidente da holding, Adelson Chagas, contando a estratégia para locação e manutenção de equipamentos hospitalares nos centros médicos das Unimeds”

ParticipAção: Como surgiu a ideia da parceria?

Adelson Chagas: Por sabermos que o Sistema Unimed reúne cerca de 20 milhões de beneficiários que representam 40% do total da saúde suplementar brasileira, está presente em mais de 90% do território nacional, engloba ao menos 50% dos médicos que atuam na saúde suplementar e conta com 157 unidades hospitalares.

Vimos que ainda não tinha dentro do Sistema, uma solução onde uma empresa ficasse responsável pela negociação em conjunto para fornecer e focar no aluguel de equipamentos ao invés de compra, além de estruturar a manutenção para garantir, permanentemente, a operacionalidade do equipamento – dos básicos aos mais sofisticados – para serem adquiridos sob demanda conforme a realidade de cada Unimed.

Por meio dessa sociedade estratégica vimos ser possível, o financiamento e o ganho em escala”

ParticipAção: O quanto vocês acreditam que essa será uma parceria benéfica?

O custo assistencial com a parte hospitalar tem sido um grande problema para as operadoras de saúde que, apenas no primeiro semestre deste ano, tiveram R$ 4,3 bilhões de prejuízo operacional, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS). Então, para o Sistema Unimed esse modelo deverá ser bastante representativo na linha de custos.
Por isso, o propósito de estar em parceria com a Blue Health é uma forma de reagirmos a isso e à concorrência. Será benéfico tanto para o sistema de saúde suplementar quanto para o Sistema Unimed. Os equipamentos médicos têm uma importância cada vez maior na assistência médica. Portanto, ter um parque tecnológico funcionando é fundamental para entregar saúde. Os hospitais Unimed estão entre os melhores nas cidades onde estão presentes. São bem construídos, bem equipados e operados por excelentes equipes técnicas e médicas, além de contar com acreditações nacionais e internacionais de qualidade. Precisamos, também, ter uma tecnologia de ponta para entregar”

ParticipAção: Qual é o retorno financeiro esperado dessa nova solução ofertada para o Sistema Unimed?

O investimento chega a R$ 3 bilhões nos primeiros cinco anos e o retorno sobre o capital investido está previsto para acontecer entre três e quatro anos em um cenário conservador. Teremos os recursos captados pela InvestCoop, via fundos de investimentos, onde se capta recursos do próprio Sistema Unimed para o funding das operações de compra dos equipamentos e locação subsequente. 

A parceria prevê uma economia total de até 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato, assim viabilizando uma capacidade de investimento acelerada nos próximos anos.”

ParticipAção: A parceria promete acelerar o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais que compõem o Sistema Unimed. Por que a empresa escolhida para isso foi a Blue Health?

A Blue Health foi escolhida por ter uma experiência de mais de 20 anos, e ser um grupo brasileiro líder e especializado em soluções de equipamentos médicos, compreendendo a locação e serviços de manutenção. Em 2022, o grupo uniu 4 empresas de referência em seus segmentos com décadas de expertise em manutenção, aluguel e distribuição de equipamentos de alta complexidade (CryoService, US&Cia, B3B, Tomotec).

Além disso, eles também acreditam – como nós – que não adianta ter um ótimo hospital e não ter um excelente equipamento com a segurança de um suporte de manutenção robusto que garanta a operacionalização permanente do seu funcionamento. Com esse modelo, sabemos que a escala de compras com grandes fornecedores vai gerar valor para o sistema e ajudará a suportar o alto volume de investimentos de locação.”

Envie-nos uma mensagem