Empresa de locações hospitalares é a nova entrega da holding do Sistema Unimed
Mais uma entrega da Unimed Participações, holding e hub de novos negócios da marca, está chegando ao Sistema Unimed. Foi firmada sociedade estratégica com a Blue Health, para facilitar e acelerar o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais Unimed de todo o país – hoje, 157 unidades, e mais 10 serão entregues em 2024.
O anúncio foi feito durante a 52ª Convenção Nacional Unimed, em Brasília, que reuniu mais de 1.200 participantes, entre os dias 3 e 5 de outubro, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil.
A UniBlue (nome interno e temporário) vai comprar os equipamentos de fornecedores avalizados pela sócia Blue Health – que terá 49% da joint venture, sendo 51% da holding do Sistema Unimed –, e alugá-los para hospitais Unimed, além de laboratórios, clínicas e consultórios de médicos cooperados. Segundo Adelson Severino Chagas, presidente da Unimed Participações, o negócio movimentará cerca de R$ 3 bilhões entre três e cinco anos. “Com a escala, obteremos preços mais vantajosos e poderemos cobrar até 30% menos pela locação, reduzindo também o tempo e o custo das manutenções. Dessa forma, os hospitais e clínicas Unimed terão uma estrutura mais ágil e eficiente, economizarão em manutenção e o dinheiro continuará dentro de nosso sistema cooperativo.”
Além disso, haverá a opção de ‘sale and leaseback’, ou seja, que os hospitais Unimed vendam à UniBlue os equipamentos que já utilizam, e que depois os aluguem.
Esse novo negócio já estava no radar da Unimed Participações, que, além de holding, assumiu, na atual gestão (iniciada em 2021) o papel de hub de negócios prioritários e complementares ao ecossistema Unimed, por meio das empresas em que participa. Soma-se à fintech Unimed Pay (com biometria facial e antecipação de recebíveis); ADM Developer (solução para gestão de carteira de planos coletivos por adesão), e Plataforma Digital Unimed (marketplace da marca).
“Percebemos que muitas soluções tecnológicas avançadas e serviços relevantes ficavam fora do alcance das pequenas cooperativas Unimed, mas que isso mudaria com a escala, a capilaridade nacional e a força da marca Unimed.”
Na UniBlue, a Blue Health – com acionistas como as gestoras Kinea, EB Capital e Lazuli Partners – indica o CEO (diretor-executivo), e a Participações, o CFO (diretor-financeiro). A sociedade inclui um modelo de financiamen